Atualização do SWAP traz novas funcionalidades para seus usuários

0
1

Por meio de avisos, que são criados, ativados e desativados – conforme a evolução das formações meteorológicas -, empresas aéreas e pilotos recebem a informação necessária para replanejar seus voos.

O sistema SWAP (sigla de Severe Weather Avoidance Plan) passou por uma atualização, entregue no mês de dezembro de 2020, que proporciona mais agilidade aos usuários, isto é, operadores em serviço no Salão Operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

A finalidade do SWAP é dar ciência à comunidade aeronáutica, previamente, acerca de condições meteorológicas severas, como tempestades, temporais, chuvas e nevoeiros localizados, que possam impactar os fluxos de tráfego no espaço aéreo em rota ou área terminal. Por meio de avisos, que são criados, ativados e desativados conforme a evolução das formações meteorológicas, empresas aéreas e pilotos recebem a informação necessária para replanejar seus voos.

Funciona da seguinte forma: o aviso SWAP só é publicado e ativado após passar pela análise de um Gerente de Fluxo, controlador de tráfego aéreo, que utiliza como parâmetros as previsões de demanda para aquele setor e principalmente as previsões dos meteorologistas de serviço no CGNA. Como consequência, os voos previstos para passar pela rota ou terminal impactada têm tempo hábil para reavaliar o planejamento, incluindo gasto de combustível, carga e quantidade de passageiros transportados. As rotas impactadas são divulgadas no AISWEB (na aba Espaço Aéreo, em Playbook de Rotas – SWAP).

A atualização do sistema foi entregue cerca de um ano após a primeira versão e traz melhorias baseadas na experiência e feedbacks dos usuários.

Algumas das novas funcionalidades são:

  • integração com outros softwares de aplicação por meio de API;
  • gerenciamento de usuários, distribuídos pelos seguintes perfis: administrador, operacional e relatórios;
  • melhoria na disponibilização de relatórios de processamento das mensagens SWAP;
  • ferramenta de gerenciamento de destinatários dos e-mails cadastrados, que recebem em tempo real informações dos status das mensagens;
  • download em PDF das mensagens independente da data de publicação;
  • melhoria no Dashboard SWAP, com exibição das mensagens de dias retroativos de forma histórica e pesquisa por protocolo de mensagem;
  • ferramenta de edição dos textos das mensagens padrão predefinidas, em português e inglês.

O sistema SWAP, assim como o AISWEB, são desenvolvidos pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA, que disponibiliza, ainda, material de apoio aos usuários na Central de Ajuda do DECEA.

Rotas de contingência

Outra novidade diz respeito às Rotas de Contingência, disponibilizadas no AISWEB (na aba Espaço Aéreo, em Playbook de Rotas – Plano de Contingência). O Plano de Contingência é ativado em caso de interrupção parcial ou total dos serviços ATS, com o objetivo de preservar a fluidez e a segurança do tráfego aéreo.

As rotas disponibilizadas se referem a contingência total ou parcial. Desde o dia 30 de dezembro de 2020, data em que a funcionalidade foi disponibilizada, 763 foram cadastradas.

Uma das vantagens desse produto digital é a possibilidade de divulgar as rotas de contingência sem a necessidade de se aguardar um novo ciclo AIRAC e, também, a possibilidade de realizar a busca a partir de terminal (TMA), FIR ou aeródromo de partida e de origem. As informações são do DECEA.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

O post Atualização do SWAP traz novas funcionalidades para seus usuários apareceu primeiro em PortalBIDS.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here